A ODISSÉIA DOS BRASILEIROS EM ISRAEL

Brasileiros em Israel- A crise no Brasil levou brasileiros à imigrar para Israel. Mais de 700 imigrantes do Brasil chegaram ao Estado de Israel em 2016. Em 2017 foram cerca de 1000 imigrantes brasileiros, este anos o recorde poderá ser batido novamente.

"A comunidade judaica brasileira é uma comunidade calorenta e sionista com fortes laços com Israel", disse o presidente do Executivo da Agência Judaica para Israel, Natan Sharansky, que esteve no Brasil em 2016 e se encontrou com a comunidade judaica local.

"Desde o estabelecimento de Israel, mais de 15 mil judeus brasileiros já imigraram para o Estado de Israel. Eles para o caráter e a força nacional do Estado Judaico".

O aumento na Aliyah do Brasil está ocorrendo no meio de uma crise econômica no país, e muitos estão dispostos a fazer quase tudo para chegar em um país melhor, incluindo Israel. Em conversa com diversos brasileiros no Brasil e aqui em Israel, fica claro que muitos desejam vir não somente por questões financeiras, mas principalmente ideológicas.

De um forma geral, os judeus e seus descendentes estão bem economicamente falando em termos de Brasil, e quando chegam a pensar na imigração este é o primeiro aspecto que os leva a uma decisão. Em relação aos não judeus, os cristão, seu desejo é mais ideológico ou espiritual. Eles buscam suas raízes espirituais, os valores morais, valores nacionalistas, algo que no Brasil parecem ter perdido faz muito tempo.

Um artigo muito interessante de Daniela Kresch para a BBC toca na questão da transformação social e adaptação que centenas de brasileiros têm que fazer para sobreviver em sua nova pátria. Mas de uma forma geral, após anos vivendo na Terra Santa, parece que ninguém quer voltar mais para o Brasil.

Mais detalhes sobre este artigo leia aqui:
De publicitária a balconista: A vida dos imigrantes brasileiros que trocaram vida de privilégios para morar em Israel, por Daniela Kresch para a BBC.

Minha experiência pessoal, um sucesso na imigração

Quando cheguei ao Estado de Israel em 1996, vi por questões espirituais e ideológicas, trabalhava em uma agência de publicidade como Designer. Quando cheguei aqui fui extremamente abençoado e muita gente foi usada por D'us para nos abençoar. Eles nos ajudavam procurando empregos, trazendo-nos informações, e até mesmo em questões de fiança para alugar imóveis. Não tínhamos nenhum parente ou amigo para nos ajudar que falasse português. Porém, hoje, olhando para trás, penso que isto não foi uma desvantagem, foi na realidade uma grande vantagem.

Quando chegamos era somente eu e minha esposa, a falta de pessoas falando português e as dificuldades com o inglês somente nos impulsionaram com os estudos do Hebraico. Tanto que em menos de dois meses ambos estávamos trabalhando. Eu iniciei como designer em uma agência de publicidade em Haifa e logo comecei a tomar a frente diversos projetos ligados a produção de mídia. Meu salário dobrou em um ano. Depois de dois anos fui convocado para servir ao exército e comecei a avançar, estudando programação de Web. A partir das as portas para o Mundo da Tecnologia começaram a se abrir.

Em 1999 comecei a trabalhar em uma primeira empresa de tecnologia no ramo de Internet, em 2000 fui convidado para uma Multinacional e desde então, nunca parei. Em 2004 iniciei o site Cafetorah.com que vem crescendo cada vez mais nos últimos anos. Além de trabalhar no setor tecnológico abri uma empresa que se chama Israel Agency, especializada em produção de Websites e Aplicativos para Mobiles. Produção de Mídia e Conteúdo, e a nossa renda praticamente triplicou nestes anos. Resumindo, após mais de 20 anos no Estado de Israel, nossa família se formou, avançamos profissionalmente. Expandimos nossos negócios. Abençoamos muitas organizações sociais com trabalho voluntário. E agora, estamos avançando afim de expandir nossas atividades, cooperação com outras empresas e organizações, aumento das atividades conjuntas entre Brasil e Israel.

Creio verdadeiramente que o sucesso que nos foi concedido não foi por acaso. Isto foi o resultado da obediência ao chamado Divino para retornar a terra dos meus ancestrais, simplesmente fomos agraciados em bençãos sobre bençãos. Creio que se a sua intensão não é econômica ou social, mas sim espiritual, seja qual for o resultado, a satisfação pessoal sempre será muito mais elevada do que as questões financeiras ou sociais. Israel não é um país fácil, é um país para quem o ama.

Brasileiros em Israel - Oportunidades de Trabalho em Israel

Os Brasileiros em Israel precisam se adaptar ao mercado, e nem sempre é fácil receber uma oportunidade em sua profissão. Existem diversos setores onde pode-se conseguir um trabalho em Israel, os setores mais carentes de trabalhadores são os da agricultura e da construção civil, porém existem muitas outras áreas carentes e tudo vai depender do contato com bons empregadores que estejam dispostos a investir não somente no seu salário mas na legalização de sua situação mediante as autoridades.

Além de trabalhos como este, há uma grande deficiência no setor tecnológico, que apesar de ser o mais desenvolvido do país, está sempre em déficit, absorvendo cada vez mais profissionais no ramo. Sermos brasileiros em Israel, por mais anos que tenham passado, nunca nos tornará 100% israelenses, mas se há um lugar receptivo aos estrangeiros, sem dúvida Israel é este lugar.

Nos últimos dias, um dos chefes dos sindicatos dos trabalhadores de transporte anunciou que por causa do grande déficit de motoristas profissionais para ônibus e caminhões, o sindicato fará pressão para que o governo libere a importação de trabalhadores principalmente para o setor de transporte de caminhões.

Abaixo está uma seleção de recursos para a busca de oportunidades de emprego como um estrangeiro.

Sites de procura de emprego e classificados, para brasileiros em Israel e israelenses também

Procura de Empregos para Brasileiros em Israel - Com os sites abaixo, você pode esperar para obter uma taxa de resposta de 0,5 a 1,0% (pessoas que vão responder de volta para você a quem você enviou o seu aplicativo / CV.) No entanto, encorajo-vos a dar esses sites uma tentativa porque você nunca sabe o que você vai vir para cima com ou quais as ligações que você pode fazer a partir de um simples e-mail ou aplicativo.

All Jobs: site de busca de emprego popular em Israel.
Job Net: Outro site de procura de emprego popular em Israel.
Indeed: Site americano de procura de emprego grande Indeed.com.
CareerJet: Eu tenho certeza que você está familiarizado com Careerjet.
Learn 4 Good: Tem uma inclinação para trabalhos de ensino, mas eles têm empregos em outros setores.
Portais de emprego no exterior e Expat

Overseas Jobs: Eu acho que muitas vezes há sobreposição significativa entre as postagens neste site e de outros sites. No entanto, este site tem sido em torno de um tempo limitado.
Go Abroad: Eles têm um bom portal de emprego também.
Linkedin: Por último, mas não menos importante, esta enorme rede social profissional é um recurso para a construção de contatos no campo e localização de seu interesse.
Lá você tem os melhores lugares para encontrar postos de trabalho em Israel como um estrangeiro. Para obter informações sobre vistos para Israel, não se esqueça de verificar minha página de visto Israel.

Colaboração: Jarbas Aragão, Gospel Prime

Foto: Unsplash.com