NEVADA NO CHILE

21-07-2011 19:14

Tradução do espanhol - detectado para português

(CNN) - As autoridades chilenas declararam um estado de "catástrofe" para oito comunas (municípios) do país sul-americano na quarta-feira, após a neve cobria parte da Região de Araucanía (estado) e bloquearam algumas estradas, que O ministro do Interior, Rodrigo Hinzpeter, considerado como um "terremoto branco."

"Tem nevou mais do que nunca", disse o prefeito Curacautín, Jorge Saquel, CNN Chile na terça-feira. "Esta é uma anomalia ... Estamos preocupados porque os meteorologistas dizem que as tempestades de neve nova estão chegando."

Na cidade de Lonquimay, as autoridades informaram que a neve tinha acumulado a uma altura de 2,3 metros.

Hinzpeter descreveu o desastre como um "terremoto branco" e pediu para os funcionários de obras públicas e militar do país para ajudar as pessoas em algumas das áreas mais afetadas na região central da Araucania.

"Esta tempestade é forte e é provável que nos próximos dias pode sofrer frentes meteorológicas mais grave, a neve mais pesadas, o que torna a situação pior", disse Hinzpeter. "É claro que, quando isso acontece, o nosso governo estará sempre ao lado daqueles que sofrem, usando todas as ferramentas que nos é fornecida pela lei."

As autoridades disseram que estavam enviando caminhões carregados de alimentos para a região, com helicópteros militares para alcançar as pessoas em áreas remotas.

Mais de 6.500 pessoas foram abandonados na quarta-feira Lonquimay, relatou afiliado CNN Chile, Canal 9 Regional.

No início desta semana, disseram autoridades locais ajudaram o governo não tivesse vindo rápido o suficiente.

"Os colonos e os povos de Lonquimay estão enterrados sob a neve. Existem áreas com mais de 2,3 metros de neve e passamos muitos dias sem poder se comunicar com muitos deles", disse o prefeito Lonquimay, Guillermo Vasquez, em um comunicado segunda-feira.

"O gerente de emergência nos prometeu duas máquinas para limpar as estradas. Temos pessoas que estão isoladas ... Tocar a neve é ​​como o vidro", disse CNN Saquel Chile.

As outras comunidades afetadas são Curarrehue, Melipeuco, Pucón, Cunco Vilcún e Villarrica.

Encontrar este artigo: Chile, terremoto de neve branca, catástrofe, emergência, mortes, lesões, Curacautín, Lonquimay

    
*

http://www.google.com.br/

www.impactodaprofecia.webnode.com.br