UE PREPARA NOVO PLANO DE PAZ PARA O ORIENTE MÉDIO

13-01-2013 17:18

 

Postado 2013/01/13 16:03
DIPLOMACIA
 
UE prepara novo plano de paz para o Oriente Médio 

UE prepara novo plano de paz para o Oriente MédioA União Europeia está articulando um plano para restaurar as negociações entre israelenses e palestinos, e para o estabelecimento de um Estado palestino com base nas fronteiras de 1967 com Jerusalém como sua capital, de acordo com um relatório no Yediot Aharonot, citando fontes diplomáticas.

O plano propõe um calendário para a discussão das questões centrais em 2013 e será apresentado em março do próximo ano após a formação do novo governo.

Segundo o plano, as negociações de paz entre israelenses e palestinos começam após um breve intervalo. Provavelmente, o projeto vai incluir o congelamento da construção nos assentamentos.

A iniciativa é promovida pelos ministros das Relações Exteriores da França e da Grã-Bretanha e tem o apoio da Alemanha.

O Alto Representante para os Negócios Estrangeiros da União Europeia, Catherine Ashton, está tentando fazer a proposta aprovada por todos os países da Europa, em um esforço para internacionalizar o plano.

O documento indica que uma reunião do Quarteto para o Médio

Médio (Estados Unidos, União Europeia, Rússia e ONU) em Amã, na Jordânia, os representantes da União Europeia pediu para discutir o plano de paz. No entanto, Washington pediu para adiar a discussão até depois da posse de Obama e as eleições em Israel.

 

Segundo alguns relatos, o plano vai incluir também a base para a criação de uma comissão regional do Oriente Médio, com a participação do Egito, Jordânia e países do Golfo.

Os palestinos disseram que vão aceitar o convite.

Um alto funcionário israelense disse Yediot Aharonot que "há um grande movimento por trás da cena" e que, enquanto os europeus não pode forçar Israel a entrar em um acordo, pode colocar o governo em uma posição embaraçosa.

"Eles estão a elaborar um documento apresentado os princípios para um futuro acordo de paz, e vai colocar sobre a mesa como um desafio. Provavelmente os palestinos e Israel aceitará alguma dificuldade. Podemos contra a parede."

O presidente do partido Hatnuá, Tzipi Livni, disse que "o mundo março vai apresentar um plano de paz, apresentamos o nosso próprio plano ou plano [europeus] será forçado em cima de nós"

 

 

https://www.google.com.br/

www.impactodaprofecia.webnode.com.br