AS AGUAS DO RIO EUFRATES E TIGRE COMEÇA A SECAR
Os cientistas notam uma grande perda de água no rio Tigre e Eufrates
Um estudo realizado por cientistas da Universidade da Califórnia, em Goddard Space Flight Center da NASA e do Centro Nacional de Atmosféricas detectada uma grande perda de água doce do Tigre e do Eufrates, rios, abrangendo Iraque, Irã, Turquia e Síria. Essa perda de reservas de água doce ocorreu em um período de sete anos, e estima-se para representar a quantidade detida pelo Mar Morto.
O diretor de pesquisa, Jay Famiglietti, disse que "é água suficiente para satisfazer as necessidades de dezenas de milhões para mais de um milhão de pessoas na região a cada ano, dependendo das regras de uso e disponibilidade regionais" .
Este grupo de pesquisa chegou a estas conclusões através de dados coletados por satélites da Nasa Grace, que verificam as reservas de água no mundo.
"Dados do GRACE mostrou uma taxa alarmante de declínio no total de armazenamento de água no rio Tigre e Eufrates, que atualmente tem a taxa de perda de segundo mais rápido das águas subterrâneas da Terra, depois da Índia", resumiu Famiglietti.
De acordo com as conclusões dos pesquisadores, esta perda é devido à seca em 2007, que secou o solo e acúmulo de neve, e baixou a água de superfície de lagos.
O bombeamento de águas subterrâneas, o que geralmente aumenta após secas gerados 60 por cento declínio. Apenas Iraque mil poços perfurados em resposta à seca.
"A porcentagem (de perda) foi especialmente notável após a seca de 2007. Durante este período, a demanda por água doce continua a aumentar e a região não coordenar a sua gestão da água devido a diferentes interpretações da lei internacional", disse .