AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ A LUZ DA BÍBLIA

16-04-2020 16:11

                        AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ A LUZ DA BÍBLIA

 

A intenção deste texto não é atacar nenhuma religião, e muito menos gerar polémicas em torno deste assunto! Muito pelo contrario! A real intenção deste texto é trazer esclarecimento sobre as testemunhas de Deus! Primeiramente, qual é o nome de Deus? Antes de responder a esta pergunta, convém lembrar-vos que no original hebraico, não existe a letra J! Na bíblia, Deus se manifestou de diversas formas, como por exemplo, em Gn 1, onde ele se apresenta como Elohim! Elohim é a forma plural em que Deus se apresenta como o criador de todas as coisas! Em Ex 3, ELE se apresentou a Moisés como YHVH, que significa aquele que é! O alto existente! No português, a forma mais correta para melhor tradução, seria Javé! Entretanto, por causa do respeito dos judeus ao 7º mandamento, que diz que não se deve tomar o nome do Senhor em vão, os judeus acharam melhor chama-lo de Adonai (Senhor), ou Hashem, que significa: o nome. Agora que já descobrimos algumas das formas pelas qual Deus se manifestou em sua palavra, e também qual seria a melhor forma de tradução, iremos tratar das suas testemunhas. O dicionário define a palavra testemunha, como uma pessoa que relata um fato que viu, ou ouviu! Sendo assim, para que alguém seja considerado testemunha, ela deve provar que de fato presenciou alguma coisa. Alguns exemplos abaixo.

1º Adão e Elaine viram quando o cachorro da vizinha fugiu!

2º Maria e Isabel estavam no campo quando viram o avião cair!

3º Minha colega Erica estava presente quando a professora de português disse que estaria de folga no dia seguinte!

4º Ao ressuscitar dos mortos Jesus apareceu há mais de 500 pessoas! 1 Co 15.6

Estes foram apenas alguns exemplos, que nos mostra o que de fato representa uma legitima testemunha.

No capitulo 43 do livro do profeta Isaías, Deus revela quem de fato são as suas testemunhas.

Deus fala sobre o patriarca Jacó, o qual através de seus filhos, Deus pôde formar a nação de Israel. No mesmo verso, Deus confirma que de fato, foi ELE que formou a nação israelita! Nos versos seguintes, ELE promete guardar, e resgatar o seu povo quando estes estivessem em perigo, e dificuldades. No verso nove; Deus desafia as nações para que elas se congreguem, e se reúnam para fazerem ouvir as coisas antigas. Então, olha o que ELE diz no verso dez para seu povo Israel:

Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.

O povo de Israel existe há mais de 3.000 anos! Eles presenciaram a manifestação de Deus no monte Sinai, quando Deus havia descido em uma nuvem espessa, para lhes entregar a sua Torá (Lei) Ex 19. O texto de Êxodo 19 relata como Deus desceu para se encontrar com Moisés, no topo do monte. O texto sagrado nos diz, que o monte fumegava, estremecia, e que havia fortes trovões e relâmpagos. Tudo isto se deu na presença do povo israelita! Sendo assim; se existe um povo que de fato pode ser chamado de testemunha de Deus, biblicamente falando, este povo é o povo de Israel! O apóstolo Paulo; que foi um instrumento nas mãos de Deus para escrever grande parte do Novo Testamento, declara isto no capítulo nove de sua carta aos Romanos. Paulo escreve o seguinte:

 Que são israelitas, dos quais é a adoção de filhos, e a glória, e as alianças, e a lei, e o culto, e as promessas;

Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém. Rm 9.4-5.

Paulo confirma que de fato Deus os escolhera como filhos para carregarem a sua glória, e confirma que deles é aliança, a Torá, a maneira de cultuar, e as promessas. Paulo estava afirmando que eles haviam recebido não só a lei no monte Sinai, mais também entre outras coisas, as promessas de Deus! No verso 5; Paulo explica o real motivo pelo qual Deus os escolhera: para trazer Cristo ao mundo! Jesus disse claramente a mulher samaritana que a salvação vinha dos judeus Jo 4.21-22. Foram também eles que de acordo com o apóstolo Paulo em 1 Co 15.3-7; viram a Cristo ressuscitado! Não devemos nunca nos esquecer, de que Israel foi escolhido dentre todas as nações do mundo, o menor de todos os povos, com o propósito de entregar a Lei às nações, e de trazer o Mashiach (Cristo) para mundo! Esta é a verdade das escrituras, e foram a eles que Deus escolherá, goste alguém ou não. Sabemos que texto sem contexto, é pretexto, esta é uma das primeiras verdades que ouvimos quando chegamos a uma faculdade teológica! Nunca devemos tentar interpretar o texto sagrado de nossa maneira. Antes, devemos aceitar o que ELE esta dizendo! A hermenêutica; a disciplina bíblica de interpretação de textos nos ensina que devemos aceitar aquilo que o texto esta dizendo. Também aprendemos com a hermenêutica, de que só existe um significado! Ou seja, o significado do texto, é realmente aquele que o autor quis dizer! Quando Deus enviava os profetas para levar uma mensagem para Israel, era para Israel mesmo que ELE estava falando! O mesmo acontecia com as nações, como foi no caso de Nínive Jn 1 . No livro de Apocalipse, Deus enviou sua mensagem para as suas 7 igrejas na Ásia, e não para Israel. ELE inclusive mencionou o nome destas igrejas. Ap 3. Sendo assim, quando Deus envia uma mensagem, ou profecia para uma nação, um individuo, ou alguma igreja, ele irá cumprir o que falou, exatamente com aquela nação, individuo, ou igreja. Assim como o correio entregará a determinada carta exatamente no endereço que lhe consta. Falando sobre as modernas testemunhas de Jeová, elas não podem ser consideradas testemunhas de Deus, pelo menos por dois motivos: primeiramente por que não testemunharam a revelação de Deus, como no Sinai, nem a ressurreição de Cristo. E em segundo lugar, porque vieram existir quando a bíblia já estava completada! Lembrando que sua denominação foi fundada no ano de 1870! Estes são apenas alguns dos motivos, pelos quais as modernas testemunhas de Jeová, não podem ser as verdadeiras testemunhas de Deus!

Enquanto que a nação de Israel se tornou testemunha ocular da manifestação de Deus no Sinai, e da entrega de suas leis, seus discípulos mais tarde vieram se tornar testemunhas da manifestação, e ressurreição de Jesus. Logo após a Ascenção de Jesus, os apóstolos se reuniram para acharem um sucessor para Judas. Uma das qualificações para se juntarem a eles, era ser uma das testemunhas oculares da ressurreição de Jesus At 1.21-23. Para se tornar um apóstolo, Paulo foi chamado diretamente pelo próprio Jesus At 9.1-6. Após passar as últimas instruções aos seus discípulos, o Senhor fez as seguintes declarações:

E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos,

E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém.

E destas coisas sois vós testemunhas Lc 24.46-48. Lembrando que as testemunhas de Jesus eram todos judeus! Sendo assim, biblicamente falando, Israel, e os discípulos do Senhor Jesus são as verdadeiras testemunhas do Deus eterno!

 

 

 

 

https://www.google.com.br/

www.impactodaprofecia.webnode.com.br