BAR MITZVÁ

21-12-2012 10:39

Bar Mitzvá

Bar Mitzvá é a cerimônia praticada por todos os meninos ao completarem 13 anos de Idade.
Bar é a palavra aramaica que significa filho e Bat é filha. Meninas quando chegam na idade de 12 anos realizam o Bat Mizvá e os meninos ao atingirem a idade de 13 anos o Bar Mitzvá. Nessa idade, meninos e meninas são considerados adultos, eles se tornam parte do público, devem cumprir os mandamentos e são considerados responsáveis por suas ações.
Em todas as comunidades israelitas no mundo os pais costumam comemorar com seu filho ou filha a idade de cumprir os Mandamentos. A natureza da celebração varia de lugar para lugar. Têm-se concentrado até a cerimônia de Torah, o jantar do casamento e não se impõe a ordem no bar ou bat mitzvah que reflete a responsabilidade e maturidade para entrar no mundo adulto.
 
Aliyah
Chamar alguém para dizer as bênçãos da Torá durante um serviço na sinagoga é chamado de Aliyah(Aliah laTorah) (do hebraico: que, a partir do la'alot verbo, o custo, ou seja, "a subir, subir, subir").
A prática é geralmente feita no Shabat no próprio dia do Bar Mitzva ou o mais próximo após seu 13o aniversário, o menino pode recitar as bênçãos para a leitura da Torá, e também pode ler parte da porção semanal(Parashat Hashavua) da Torá (os cinco livros de Moisés) e a Haftara (uma seleçção dos livros dos Profetas que explica a parashah), dar um d'var Torah , que pode incluir uma discussão paralela da Torá, ou ambos. Ele também pode levar parte ou a totalidade dos serviços de oração da manhã(Shacharit).
O menino que faz o Bar Mitzvah pode conduzir durante o serviço, o que varia de uma congregação para outra, isto não é fixado pela lei judaica. Às vezes, a celebração inclui a leitura da Torá, como uma segunda leitura ou no serviço de manhã, um serviçode  tarde de Shabat, ou um serviço matinal em Rosh Chodesh , a Lua Nova.
 
Tefilin
Na prática atual, os meninos que pertencem a ramos do judaísmo regularmente usam tefilin, e não começam a usar Tefilin até que estejam perto de Bar Mitzvah. O amplo costume se desenvolveu mais naqueles ramos que iniciam a usar Tefilin 30 dias antes do aniversário de treze anos, embora outros costumes começam cerca de três meses da cerimônia, e há também uma costume(prevalente entre Chasidim ) para tefilin para ser usado somente ao chegar pela primeira vez no décimo terceiro aniversário. Por esta razão, há uma forte correlação entre a percepção da cerimônia bar mitzvah e o mandamento de tefilin.
 
Hoje, a maioria judeus não-ortodoxos celebram uma menina Bat Mitzvah da mesma forma como um menino Bar Mitzvah. Todos Reforma e reconstrucionista, e mais [3] Conservador sinagogas têm participação igualitária, em que as mulheres lêem a Torá e os serviços de chumbo.
A maioria dos judeus ortodoxos rejeitam a idéia de que uma mulher pode publicamente ler a Torá ou levar serviços de oração em que há é um Minian ( quorum de 10 homens), disponível para o fazer.
No entanto, a celebração pública de um Bat Mitzvah pode ser visto em muitas comunidades judaísmo ortodoxo moderno, e também na ativação de elementos fundamentais do judaísmo ortodoxo.
Nestas congregações, as mulheres não leem a Torá ou conduzem serviços religiosos, mas ocasionalmente elas só palestram sobre um tema judaico para marcar sua vinda na idade de aprendem o Tanakh(Velho Testamento), recitar versos do Livro de Ester é bem comum, ou o Livro dos Salmos, ou mesmo as orações do Sidur.
Nos ortodoxos modernos, a menina que faz bat mitzvah meninas só poderá ler a Torá e conduzir serviços de oração em uma de Tefillah mulheres. O rabino Moshe Feinstein , um proeminente posek(determinador) da lei judaica, decidiu que a celebração de Bat Mitzvah é admissíveis e aceitável, e não podem ser praticadas por não-judeus.
 
 
 

 

https://www.google.com.br/

www.impactodaprofecia.webnode.com.br