COMEÇA CÚPULA SOBRE MUDANÇA CLIMÁTICA GLOBAL EM DOHA

26-11-2012 09:29

Começa cúpula sobre mudança climática global em Doha

Com 194 países participantes, o objetivo da reunião é avaliar o progresso individual dos países em reduzir a emissão de gases de efeito estufa
 

 

 

Doha | Segunda-feira 26 de novembro de 2012EFE | A Universal02:27
Discutir a Nota

A Cimeira das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas começou hoje em Doha com a participação de cerca de 17 mil pessoas e, a fim de avaliar o progresso individual dos países em reduzir a emissão de gases de efeito estufa.

A conferência, que vai até 7 de dezembro, foi aberta pelo Presidente da cúpula anterior e Sul Africano ministro das Relações Exteriores, Maite Nkoana-Mashabane , no Centro de Convenção Nacional no Catari capital.

Nkoana-Mashabane passou o bastão para o diretor do Departamento de Controle Administrativo e Transparência do Qatar, Abdullah bin Hamad al Attiyah , que assumiu como presidente da XVIII Conferência das Partes para a Mudança Climática da ONU (COP18/CMP8).

Em seu discurso, o Sul Africano ministro salientou a necessidade de "avançar com a perspectiva de 2020 e levantar fundos para combater a mudança climática" .

Ele insistiu que Doha oferece uma oportunidade única para "fazer história" e abrir um novo capítulo de 2020.

Enquanto isso, Al Attiyah disse Qatar cúpula representa um desafio adicional, pois marca o fim do primeiro período de compromisso do Protocolo de Kyoto .

E ele estava "disposto a continuar a ouvir o que é necessário para enfrentar o desafio comum da humanidade e fazer todo o possível para garantir um futuro melhor" para a geração atual e as gerações futuras.

Al Attiyah acrescentou que esta conferência é "uma oportunidade de ouro" e optou por transparência, participação e fortalecimento do papel dos partidos como princípios básicos para a negociação.

Antes de continuar com os discursos dos delegados dos 194 países participantes, interveio, também secretário-geral da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, Christiana Figueres.

Figueres destacou que este encontro vai servir para marcar o fim do primeiro período de compromisso de Quioto, que, segundo ele, pede "resposta urgente a mudança climática" .

Em sua opinião, a cúpula de Doha "apresenta o único desafio do presente e olhar para o futuro" e oferece a oportunidade de avaliar o que os países têm feito no domínio do ambiente.

É a primeira reunião de cúpula sobre mudanças climáticas realizada no Oriente Médio e no lugar de tomar o maior na história do Qatar.


JRAM FONTE: EL UNIVERSAL MUNDO

 

https://www.google.com.br/

www.impactodaprofecia.webnode.com.br