DOIS ISRAELENSES AGRACIADO COM PRÊMIO NOBEL DE QUÍMICA

09-10-2013 22:29
Dois israelenses agraciado com o Prêmio Nobel de Química 
 

 

Dois israelenses agraciado com o Prêmio Nobel de QuímicaProfessores Arieh Warshel. Michael Levitt e Martin Karplus que foram agraciados com o Prêmio Nobel de Química são pioneiros no desenvolvimento da química computacional, uma tarefa que começou na década de setenta.

Os três professores são judeus.

Warshel nasceu em 1940 no Kibbutz Sde Nahum. Depois de alcançar o posto de capitão da Forças de Defesa de Israel (IDF) entrou no Technion em Haifa, onde obteve seu primeiro título. Em seguida, chegou ao seu mestrado e doutorado em física química do Instituto Weizmann de Ciência, sob a direção de Shneior Lifson.

Seu doutorado foi realizado na Universidade de Harvard. Em 1972 ele voltou para o Instituto Weizmann, onde permaneceu quatro anos, juntando-se depois que o Departamento de Química da Universidade do Sul da Califórnia.

Além de apresentar a primeira simulação de dinâmica molecular de um processo biológico, Warshel desenvolveu modelos eletrostáticos microscópicas para as proteínas.

Ele foi homenageado com o prêmio anual da Sociedade Internacional de Quantum Biologia e Farmacologia (1993) e Medalha de Tolman (2003).

Levitt, de 66 anos, que também nasceu em Israel (Pretoria), África do Sul, mas logo se mudou para a Grã-Bretanha.

Em 1968 graduou-se em Física na Faculdade Londres do rei, antes de um doutorado em Biofísica pela Universidade de Cambridge.

Durante sua carreira, passou por instituições como o Instituto Weizmann, em Rehovot, onde lecionou por diferentes períodos

 
entre as décadas de setenta para a década de noventa.

 

Levitt também trabalhou na Universidade de Cambridge, em 1987, antes de chegar a Stanford, onde atualmente atua como professor na Escola de Medicina.

Ele foi pioneiro em Biologia Computacional, que estabelece o quadro teórico e conceitual que se baseia neste campo, e também desenvolveu modelos de médio porte de grandes complexos macromoleculares. 
Karplus nasceu na Áustria em 1930 e perseguidos pelos nazistas, fugiu para os Estados Unidos em 1938. 
EUA foi naturalizado em 1945, formou-se em 1950 na Universidade de Harvard, antes de obter um doutorado, três anos depois no Instituto de Tecnologia da Califórnia. 
Posteriormente, ele trabalhou nas escolas de Illinois e Columbia para retornar em 1966 para o Universidade de Harvard, onde atualmente é Professor Emérito de Química.

Entre os prêmios que recebeu incluem o Irving Langmuir em Física e Química da Sociedade Americana de Física (1987) e os ACS em Química Teórica (1993).

Trabalho científico também inclui o desenvolvimento da equação Karplus, extremamente importante para moléculas orgânicas, análise conformacional e aplicação de dinâmicas de cálculos clássicos para reações químicas em fase gasosa.

O trio ganhou o Prêmio Nobel para o "desenvolvimento de modelos multiescala de sistemas químicos complexos." A investigação começou na década de setenta, no Instituto de Ciência Weizmann, em Rehovot.

Mais de 20 por cento dos 800 ganhadores do Prêmio Nobel são judeus, mas os judeus representam apenas 0,2 por cento da população mundial. Aurora e EFE

 

 

 

https://www.google.com.br/

www.impactodaprofecia.webnode.com.br