ERDOGAN ACUSOU ISRAEL DE ORQUESTRA O GOLPE DE ESTADO NO EGITO
Primeiro-ministro turco Recep Tayyip Erdogan acusou Israel de orquestrar o golpe no Egito que derrubou o presidente islâmico, Mohamed Mursi. "Israel está por trás do golpe de Estado no Egito, temos documentos para provar" o presidente turco disse durante um discurso aos líderes regionais de seu partido, o islâmico Justiça e Desenvolvimento (AKP).
Erdogan não especificou a natureza desses documentos, mas apoiou sua afirmação em uma conversa que teve, em 2011, o ministro da Justiça turco com um "francês judeu intelectual", que não identificou, que disse: "Enquanto a Irmandade Muçulmana ganhar o eleições no Egito, não pode governar, porque a democracia não é apenas nas urnas. "
Erdogan tem emergido como um crítico virulento de Israel e gerou polêmica com as declarações anteriormente considerados por alguns como anti-semita.
Erdogan criticado por grande parte de sua repressão discurso no Egito e no regime "ditatorial" do general Abdel Fatah al-Sisi, lamentando a reação apática de muitos países islâmicos sobre a demissão do Morsi islâmico.
Recentemente Erdogan descreveu a repressão das manifestações no Egito como "terrorismo de Estado" e considerou que não há diferença entre os regimes no Cairo e Damasco.
"Deixe o mundo ouvir: templos são invioláveis Mas tanto na Síria e no Egito, queimar e destruir nossas mesquitas Se Bashar (Assad), ou (Abdel Fatah al) Sisi:.. Entre os dois, não há diferença nem existe. diferença entre aqueles que defendem um ou outro ", disse Erdogan em outro encontro político.