Pela primeira vez na história dos resgates troika são os ricos que suportar o peso.
A crise em Chipre mostra que as coisas estão mudando.
Mobilizar os cipriotas obrigou as autoridades ea troika (constituída pela Comissão Europeia, o Banco Central Europeu e do Fundo Monetário Internacional) para centralizar os depósitos de ajuste os ricos (acima de 100.000 euros, cerca EUA 130.000 dólares).
Pela primeira vez na breve história dos resgates troika são os ricos que suportar o impacto do desastre.
Falando ao jornal britânico Financial Times , Jeroen Dijseebloem, presidente do Eurogrupo (ministros das Finanças da zona euro), reconheceu a mudança de endereço.
"Não é certo que o risco tomado pelo setor financeiro como o fim do setor público pagando. Se os investidores fazem apostas de risco tem que estar disposto a assumir a chance de perda", disse Dijseebloem.
É o único sinal de uma mudança de endereço:
- No final de fevereiro, a União Europeia (UE) colocou uma tampa sobre os bônus dos banqueiros.
- No início de março, um referendo na Suíça aprovou pesadas restrições à remuneração dos executivos.
- Em janeiro de 2014, a taxa será eficaz para transações financeiras Tobin em 11 países da UE.
De acordo com pesquisa realizada pela PricewaterhouseCoopers auditores internacionais para os Financial Times , os operadores diferenciais de remuneração dos bancos de investimento na Europa em comparação com outras profissões, como médicos ou engenheiros caiu de 9,5 em 2006 para 5,8 anos passado.
"A queda na remuneração dos banqueiros tem sido muito mais rápido do que a maioria das pessoas pensa", disse Tom Gosling PwC.
O brilho de dinheiro
Nada melhor encarnou a imagem do capitalismo triunfante da Guerra Fria que os salários e bônus dos banqueiros receber fábula e executivos.
"A queda na remuneração dos banqueiros tem sido muito mais rápido do que muitas pessoas pensam "
Tom Gosling, PricewaterhouseCoopers
Tudo mudou em 2008, com o colapso da empresa de serviços financeiros do Lehman Brothers e da brutal recessão global que se seguiu.
Desde então, ele tem se expandido a contestação política contra o modelo econômico-social estabelecida após a queda do Muro de Berlim.
Nas ruas o grito foi para cima e para baixo (de fortes protestos em 2008-2009, calma relativa em 2010, aumentando o refluxo nos últimos dois anos), mas é claro que o público já não celebra o showman carnaval de grandes fortunas.
A classe política teve a ecoar este novo clima social.
Lentamente, conta-gotas, com resistências, medidas apareceram apontando em uma direção: a reforma do chamado "capitalismo selvagem".
Em muitos casos, tem sido mais retórica do que ação.
Em 2009, o G20 declarou o fim de um elemento-chave que hoje mundialmente paraísos-que ainda estão nadando em abundância, embora ocasionalmente sofrer um acidente, como no caso de Chipre.
Em outros casos, a direcção de deslocação é mais forte.
A crise em Chipre mostra que algumas coisas estão mudando.
A Tobin Tax-eternamente debatido na década antes da queda do Lehman Brothers, é finalmente aplicada em 11 países europeus, com uma taxa de 0,01% para cada transação com derivativos e de 0,1% para o resto do instrumentos financeiros.
Banqueiros bônus UE não pode exceder o seu salário anual (em caso de vitória de um milhão de euros, vai este limite). Apenas os acionistas pode mudar isso, mas eles mesmos são limitadas: no máximo pode autorizar salários duas vezes (dois milhões no exemplo anterior).
O referendo suíço, chamado após a farmacêutica Novartis planeja dar 76 milhões dólares de seu diretor cessante, aprovou a remuneração dos executivos será realizada pelos acionistas e proibido "ouro saudações": o pagamento especial para entrar ou sair de uma empresa.
CliqueLeia também: Suíça limitada "salários abusivos"
A debandada dos ricos
A linha de fundo destas medidas é que a desigualdade é prejudicial tanto política e economicamente, no caso particular dos banqueiros, os títulos fomentar a instabilidade global, incentivando os operadores a apostar em produtos de alto risco financeiro.
Mas críticos dizem que essas medidas vai complicar ainda mais um panorama delicado para punir os chamados "criadores de riqueza": empresários, financiadores e outros peritos em ganhar dinheiro e criar empregos.
Conservador MP Andrea Leadsom exbanquero visão britânica de que os limites sobre o bônus asestarán um golpe mortal para a competitividade global do sector financeiro europeu, que será utilizado pelos Estados Unidos e Ásia.
"Um banqueiro em Londres pode pendurar em Londres na sexta-feira e servi-lo em Nova York na segunda-feira de um outro escritório fazendo exatamente o mesmo, mas para outra empresa", ele escreveu Leadsom no Financial Times .
O imposto de 75% para aqueles que ganham mais de um milhão de euros levaram a "exílio" para o ator francês Gerard Depardieu.
Os críticos das notas Tobin que afetam o crédito eo investimento num momento em que o sistema financeiro como um todo tem problemas para sair do atoleiro de 2008.
No caso da Suíça ou de qualquer outra proposta que afeta os rendimentos dos ricos, o exemplo negativo de hoje é socialista da França, François Hollande.
O imposto de 75% para aqueles que ganham mais de um milhão de euros levaram a "exílio", o ator Gerard Depardieu e produziu um êxodo ameaçado de bilionários que pairam sobre o governo como uma saída afiada de divisas e receitas.
CliqueLeia também: Depardieu, Delon e outros "exilados fiscais" francês
Os cipriotas, por sua vez, temem uma debandada de capitais russos que constituem um terço de todos os depósitos e sua presença e investimentos, tem sustentado a economia de serviços da ilha, a partir de hotéis e restaurantes para contadores e advogados.
Realidade
Ninguém pode prever com certeza o futuro.
Os argumentos para um ou outro lado dependem dos resultados.
É verdade que os banqueiros vão maciçamente para outras partes do mundo? Se eles fizerem isso, afetar negativamente o desempenho dos bancos europeus?
Se o imposto Tobin é bem sucedido, os 27 países que compõem a UE pode adoptar para lidar com seus problemas fiscais.
Será que vai servir a taxa Tobin para levantar os 35.000 milhões de euros que irá prever seus campeões ou desvio de fundos para os países que não se aplicam?
A resposta a estas perguntas pode aprofundar o caminho em ambas as direções.
Se o imposto Tobin é bem sucedido, os 27 países que compõem a UE pode adoptar para lidar com seus problemas fiscais. Se há um êxodo em massa de banqueiros, provavelmente reverter algumas medidas.
Algumas dessas batalhas são o prelúdio para os outros. Na Suíça, os socialistas estão empurrando um plano para executivos não pode ganhar mais do que 12 vezes o salário mínimo.
Em meio a uma crise da magnitude da corrente há dúvida de que o debate vai continuar no centro das atenções.