HEZBOLLAH PROMETE LIBERTAR O GOLAN
O líder do grupo xiita libanês Hezbollah, o xeque Hassan Nasrallah, disse que sua organização irá fornecer Síria "armas que mudará as regras do jogo" terroristas em resposta aos ataques aéreos - culpa de Israel - em torno de Damasco.
Dias atrás, fontes estrangeiras informou que aviões israelenses atacaram duas vezes embarques de precisão guiada mísseis iraniano Fateh 110 destinados para o Hezbollah. Israel confirmou oficialmente nenhuma responsabilidade pelos atentados no domingo e na sexta-feira, nos arredores de Damasco.
"A resposta da Síria para ataques aéreos israelenses é dizer-lhes se você objetivo era impedir o aumento das capacidades militares da resistência, em seguida, escrever ... [Síria] vai fornecer armas para a resistência", disse Nasrallah em um discurso televisionado a partir de o bunker em que ele está escondendo.
"Além disso, [Damasco] fornecer a resistência (Hezbollah eufemismo)
A Síria tem sido até agora a principal via de fornecimento de armas iranianas para o Hezbollah.
Nasrallah também disse que o regime do presidente sírio, Bashar Assad, deu rédea solta aos "grupos de resistência" para lutar contra Israel.
"Quem quer guerra com a Síria, a resposta tem sido a de abrir a frente Golan para todos os grupos de resistência", disse o líder do Hezbollah. "Vamos prestar assistência e treinamento para libertar o Golan sírio ocupado", disse ele.
Nasrallah disse que o Hezbollah vai ajudar todos os grupos que atacam Israel a partir do lado sírio da Golan.
"Isso é mais importante do que o lançamento de foguetes ou executar um ataque aéreo na Palestina ocupada", disse ele.
Por sua parte, o ministro da Defesa, Moshe Yaalon, anunciou que Israel vai continuar a defender as suas linhas vermelhas, em referência a impedir a queda avançado armamento nas mãos do Hezbollah.