INDYK REVELA O ACORDO - QUADRO ENTRE ISRAEL E OS PALESTINOS
O enviado especial dos EUA para as negociações entre Israel e os palestinos, Martin Indyk, disse que o acordo-quadro que está sendo negociado sob a mediação de Washington, permitir que entre 75 e 80 por cento dos colonos nos assentamentos Judéia e Samaria (Cisjordânia) permanecem sob a soberania de Israel como parte de uma troca de território entre as duas partes, com base na Linha Verde (antiga linha de armistício de 4 de junho de 1967).
Indyk disse em uma teleconferência com organizações judaicas, sua impressão era de que o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, não se opõe ao permitir que os colonos que querem permanecer como cidadãos de um futuro Estado palestino.
O mediador americano observou que o acordo-quadro também fará referência ao direito de
O acordo-quadro será apresentado por os EUA nas próximas semanas, e, como disse Indyk incluem o reconhecimento de "Israel como o Estado-nação do povo judeu e da Palestina como Estado-nação do povo palestino".
O acordo também inclui medidas de segurança que determinam a formação de uma zona tampão entre a Jordânia ea Cisjordânia (Judéia e Samaria) com novas cercas, sensores, tripuladdos não tripulados, a ser gerido pelo os EUA, como parte de sua contribuição para o acordo de paz .
Indyk disse aos líderes judeus que "sem surpresas" sobre os detalhes do acordo que foi descrito pelos israelenses e palestinos. Eles concordaram com os detalhes do acordo, mas não tem que assiná-lo e pode até expressar publicamente suas queixas e reclamações sobre os aspectos politicamente problemáticas.
Washington quer um acordo final total entre Israel e os palestinos poderia ser alcançado até o final de 2014.