ISRAEL PEDE A ONU PARA CONDENAR O HEZBOLLAH


Enviado da ONU de Israel nos exortou o Conselho de Segurança na quinta-feira para condenar o que eu Descrito como significativa pelo rearmamento do Hezbollah, o grupo militante libanês dizendo agora possuía um arsenal de dezenas de milhares de mísseis capazes de atingir Israel.
Israel nas Nações Unidas o embaixador Ron Prosor, disse em uma carta ao conselho de 15 países que o acúmulo estava em clara violação de um embargo de armas da ONU.
Prosor disse uma explosão no sul da cidade libanesa de Tair Harfa na segunda-feira estava em um depósito de armas.
"Isso oferece mais um lembrete de explosão para o mundo sobre o perigo no Líbano diante de nossos olhos", que eu escrevi.
"Em flagrante violação (Conselho de Segurança) resolução 1701, o Hezbollah construiu seu arsenal a níveis sem precedentes, acumulando 50,000 mísseis mortais no Líbano - mísseis muitos mais do que os membros da OTAN têm em sua posse", disse eu. "Esses mísseis podem atingir todos de Israel e muito além.
Uma fonte de segurança libanesa disseram explosão de segunda-feira foi causada por um foguete havia sido demitido em que o Líbano durante a guerra do Hezbollah de 2006 com Israel, mas não detonam no qual impacto.
Que Israel há muito reclama o embargo de armas da ONU no Líbano foi vencida.
"Apelo ao Conselho de Segurança e todos os membros responsáveis da comunidade internacional para enviar uma rápida rearmamento do Hezbollah sinal claro de que não será tolerado - apoiado por medidas concretas no terreno", disse eu.
"Um primeiro passo lógico é garantir que o Hezbollah é colocada em listas de vigilância de terrorismo relevantes em todos os cantos do mundo, incluindo na União Europeia", disse Prosor.
Um repórter da Reuters no Líbano na segunda-feira disse que os membros do Hezbollah, o Exército libanês e cerca de 50 membros da força de paz da ONU UNIFIL estavam no local da explosão, mas que foi impedido de se aproximar da área.
UNIFIL tem 12,000 tropas navais e pessoal ACERCA no Líbano após a sua expansão sob a Resolução 1701, que suspendeu a guerra de 2006 entre Israel eo Hezbollah no sul do Líbano. O sul permanece reduto do Hezbollah.
Apesar das demandas domésticas para o grupo de desarmar o Hezbollah mantém arsenais de armas - incluindo milhares de foguetes - dizendo que ele vai precisar deles em caso de uma nova guerra com Israel.
Em 3 de outubro, três membros do Hezbollah foram mortos em uma explosão em um depósito de armas na cidade de Nabi Sheet no leste do Líbano.