ISRAEL PODERA ATACAR IRÃ SOZINHO
Israel não pode parar o programa nuclear do Irã militarmente, disse Yaakov Amidror, ex-conselheiro de segurança nacional o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, durante uma entrevista ao Financial Times.
Amidror disse ao jornal britânico que a Força Aérea israelense vem realizando "muito voos de longo curso em todo o mundo ...", preparando-se para um possível ataque às instalações nucleares do Irã, o que poderia atrasar o seu programa nuclear "por muito tempo" .
Amidror, que deixou o cargo de conselheiro no início deste mês, disse
"Nós não precisamos de permissão de ninguém - nós somos um país independente", disse ele, acrescentando que "temos a nossa própria soberania Se Israel está em uma posição onde ele deve defender-se, ele o fará.".
Declarações Amidror emergem como potências mundiais se preparam para retomar as negociações com o Irã em Genebra, com vista a um acordo provisório - para a qual Netanyahu se opõe com veemência. O pacto com Teerã incluem a redução de certas sanções econômicas, mas permitir que o regime islâmico mantém a capacidade de enriquecer urânio.