ISRAEL REJEITA OFERTA FEITA AO IRÃ
O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, disse que a oferta do Ocidente para o Irã - uma redução sanções "limitados" em troca da aceitação do Irã de começar a retirar suas atividades nucleares - é um "erro histórico".
Netanyahu falou aos líderes de Israel e da Diáspora na Agência Judaica em Jerusalém, enquanto que nas negociações de Genebra desdobrar em polêmico programa nuclear iraniano. 's primeiro-ministro disse que a proposta que foi colocada sobre a mesa, em Genebra, "reduzir o pressão sobre o Irã em troca de concessões que [realmente] não são de concessões. " O Chefe do Executivo disse que Israel se opõe fortemente estas propostas que vão deixar o Irã com armas nucleares.}
"Eu acho que tomar [as propostas] seria um erro de proporções históricas. Deve ser completamente rejeitada", acrescentou.
Netanyahu disse que as sanções contra o Irã levaram ao colapso econômico e do Grupo 5 +1 (Estados Unidos, Rússia, China, França, Grã-Bretanha e Alemanha) têm a oportunidade de forçar o Irã a desmantelar totalmente seu
"Qualquer coisa menos do que isso" reduzir a possibilidade de uma solução pacífica para a crise, disse ele, e advertiu que Israel se reserva o direito de proteger-se contra qualquer ameaça.
Depois, enfurecido, Netanyahu descreveu a proposta a ser discutida em Genebra como o "negócio do século" para o Irã.
"Se a notícia que estou recebendo sobre a proposta iminente do Grupo 5 +1 é verdade, este é o negócio do século para Iran. Basicamente porque o Irã não danificar nada e sair a pressão fora do ar, o ar começa a sair panela de pressão que levou anos para construir, com a coisa sanções regime. estamos tendo hoje é uma situação na qual o Irã renúncia, na melhor das hipóteses, o enriquecimento de poucos dias, mas o regime full sanções internacionais é tira a pressão. Isso é um grande erro, aliviar a pressão dentro do Irã, é um erro histórico, um erro doloroso ", Netanyahu disse a uma delegação do Congresso dos EUA está atualmente visitando o país.