LIGA ÁRABE SE REUNE PARA DESCUTIR ATAQUE EM GAZA
A Liga Árabe (AL) nesta quarta-feira que irá realizar uma reunião de emergência para discutir os recentes ataques aéreos na Faixa de Gaza pela Força Aérea israelense, que matou o líder do braço armado do movimento islâmico Hamas Ahmed Jabar.
O AL-chefe Nabil al Arabi, contactado libanês Adnan Mansur ministro das Relações Exteriores, cujo país ocupa a presidência da LA, para preparar a reunião foi solicitada pelo presidente egípcio Mohamed Mursi.
Mursi decidiu na quarta-feira para chamar consultas embaixador egípcio em Israel após os ataques de Gaza ocorreu, disse o porta-voz Ali Yasser Lam.
Além disso, Ali disse Mursi também solicitou a convocação do embaixador israelense no Cairo.
Israel afirma que a ofensiva na quarta-feira, que matou o líder do Hamas, foi feita em resposta a um ataque com foguete lançado, aparentemente, a partir da Faixa de Gaza contra o sul de Israel.
A Faixa de Gaza está sob o controle do Hamas, que ganhou as eleições em 2006. Mais tarde, em 2007, Israel bloqueou a área e só permite a passagem de bens essenciais.
No final de 2008, o Estado de Israel lançou uma ofensiva contra Gaza, sob o pretexto de impedir o lançamento de foguetes a partir da fronteira supostamente disparados contra cidades israelenses.
A ofensiva israelense foi chamado de "Operação Chumbo Fundido", que deixou 400 palestinos mortos, mil e cinco mil 500 feridos. Este foi o ataque mais sangrento na região desde a Guerra dos Seis Dias, em 1967.