NETANYAHU DIRÁ OBAMA QUE O IRÃ
O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, que se reunirá Barack Obama na próxima segunda-feira vai ser apresentado ao Presidente dos Estados Unidos, um relatório de inteligência, que avisa que o Irã tem estocados urânio enriquecido suficiente para produzir uma bomba nuclear, de acordo com um relatório jornal britânico The Sunday Times.
Netanyahu, que já viajou para os Estados Unidos em uma turnê de quatro dias, prometeu expor a "verdade" antes da abertura do presidente iraniano, Hassan Rohani, ao governo dos EUA.
O relatório vai mostrar Netanyahu Obama também destacou que o Irã está desenvolvendo um detonador Parchin base militar nuclear e é continuamente testar seu míssil balístico Shahab-3, que mais de 2.000 km de alcance pode chegar a Israel, enquanto a produção de plutônio em usina nuclear em Arak.
"O Irã vem realizando progressos consideráveis com seu programa
Fontes do governo citadas por meios nacionais afirmaram que o Irã é apenas um ou dois meses de ter urânio enriquecido suficiente para uma bomba, enquanto uma reportagem do jornal Maariv indicou que Teerã já produziu pelo menos uma arma nuclear.
Israel está preocupado com o degelo das relações entre o Ocidente e Teerã está se desenvolvendo rapidamente nos últimos dias, culminando com uma chamada telefônica entre os presidentes dos Estados Unidos e do Irã.
"Eu vou lá para representar os interesses do povo de Israel, a nossa vontade de defender a nós mesmos e nossa esperança para a paz", disse Netanyahu, antes de embarcar no avião para os EUA "Eu vou dizer a verdade. Olhando para sorrisos e palavras doces que alguém deveria dizer a verdade. Só a verdade é vital para a segurança do mundo, e, claro, essencial para a segurança do nosso país."
Netanyahu se reunirá com Obama na Casa Branca na segunda-feira. Um dia depois, como o último orador, vai discursar na Assembléia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque.