NETANYAHU ELOGIA DECISÃO CORRETA DOS EUA

11-09-2018 21:22

Enquanto os EUA dizem que o gabinete da OLP deve fechar porque os palestinos não estão apoiando as negociações com Israel, o enviado de Abbas afirma: “Nós perdemos a administração dos EUA, mas ganhamos nossos direitos nacionais”.

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu participa da reunião semanal do gabinete no gabinete do primeiro-ministro em Jerusalém, em 5 de setembro de 2018. (AFP PHOTO / POOL / RONEN ZVULUN)
O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu participa da reunião semanal do gabinete no gabinete do primeiro-ministro em Jerusalém, em 5 de setembro de 2018. (AFP PHOTO / POOL / RONEN ZVULUN)
 

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu elogiou na terça-feira a administração Trump por sua decisão de fechar a missão da Organização de Libertação da Palestina em Washington DC, dizendo que era “a decisão correta”.

“Os EUA tomaram a decisão correta”, disse Netanyahu em um comunicado no final do feriado de Rosh Hashaná. “Israel apóia essas ações que visam deixar claro para os palestinos que se recusar a negociar e atacar Israel em fóruns internacionais não trará paz”.

Michael Oren, vice-ministro e ex-embaixador em Washington, também elogiou a decisão dos EUA.

“Com o fechamento do escritório da OLP em Washington, a administração americana não está mudando as regras do jogo, mas simplesmente restaurando-as depois de anos de negligência”, disse Oren, observando que sob os Acordos de Oslo os proíbe de agir para reconhecer um estado palestino fora das negociações com Israel.

Vice-Ministro Michael Oren no Knesset, 27 de junho de 2017. (Yonatan Sindel)

“Deve-se notar que, em contraste com os governos anteriores que recompensariam os palestinos por abandonarem as negociações com Israel, o presidente Trump está forçando os palestinos a pagar um preço”, disse Oren. “Como vimos no passado – dar presentes aos palestinos só os mantém longe das negociações de paz, e agora os americanos estão punindo-os para que eles voltem à mesa.”

Mais cedo nesta terça-feira, o enviado palestino a Washington disse que seus funcionários receberam um mês para fazer as malas depois que os EUA ordenaram o fechamento da missão.

Husam Zomlot, até recentemente enviado a Washington como enviado palestino, disse à Associated Press que o fechamento não impediria os palestinos de buscar um Estado com Jerusalém Oriental como capital.

“Perdemos a administração dos EUA, mas conquistamos nossos direitos nacionais”, disse Zomlot, que foi chamado de volta a Ramallah na primavera, em meio a tensões entre Washington e a liderança palestina.

O Departamento de Estado dos EUA confirmou nesta segunda-feira que está ordenando o fechamento da missão de Washington da OLP, dizendo que os palestinos não estão apoiando as negociações de paz com Israel.

Dr. Husam Zomlot, chefe da delegação geral da Organização de Libertação da Palestina para os EUA. (Cortesia)

 

 

 

 

 

 

 

“Permitimos que o escritório da OLP conduza operações que apóiem ​​o objetivo de alcançar uma paz abrangente e duradoura entre israelenses e palestinos desde a expiração de uma renúncia prévia em novembro de 2017”, disse a porta-voz do Departamento de Estado, Heather Nauert.

“No entanto, a OLP não tomou medidas para avançar o início de negociações diretas e significativas com Israel. Pelo contrário, a liderança da OLP condenou um plano de paz dos EUA que ainda não viu e se recusou a se envolver com o governo dos EUA em relação à paz. esforços e de outra forma. Como tal, e refletindo as preocupações do Congresso, o governo decidiu que o escritório da OLP em Washington fechará neste ponto. ”

Ela disse: “Os Estados Unidos continuam a acreditar que as negociações diretas entre as duas partes são o único caminho a seguir… Esta ação não deve ser explorada por aqueles que buscam agir como spoilers para desviar o imperativo de chegar a um acordo de paz. Não estamos nos afastando de nossos esforços para alcançar uma paz duradoura e abrangente ”.

Nauert acrescentou que a decisão de fechamento era consistente com as preocupações dos EUA sobre as tentativas palestinas de levar a cabo uma investigação de Israel pelo Tribunal Penal Internacional.

A porta-voz do Departamento de Estado, Heather Nauert, fala durante um briefing no Departamento de Estado em Washington, em 9 de agosto de 2017. (AP Photo / Alex Brandon)

Israel acolheu mais cedo a medida, com o Gabinete do Primeiro Ministro dizendo: “O apelo dos palestinos ao TPI e sua rejeição das negociações com Israel e os EUA não são o caminho para alcançar a paz, e é bom que os EUA estejam assumindo uma postura clara. no que diz respeito.”

O anúncio veio na medida em que a raiva dos EUA cresce sobre a resistência palestina a suas propostas de paz e pedidos da Autoridade Palestina para que o Tribunal Penal Internacional investigue Israel.

O porta-voz do presidente palestino, Mahmoud Abbas, Nabil Abu Rudeineh, disse que o governo de Ramallah manterá seu “compromisso com as resoluções de legitimidade internacional” apesar da ação dos EUA.

De acordo com uma declaração escrita divulgada na segunda-feira, Rudeineh disse que as questões centrais do conflito, incluindo o status de Jerusalém e dos refugiados palestinos, “são mais importantes do que o relacionamento com os Estados Unidos”.

Hanan Ashrawi, membro do Comitê Executivo da OLP, criticou o movimento planejado como “extremamente cruel” e “rancoroso”.

A decisão veio depois de três semanas consecutivas de cortes de fundos anunciados pelos EUA para os palestinos e logo após as declarações do presidente dos EUA, Donald Trump, de que ele só retomará o apoio financeiro se os palestinos concordarem com um acordo de paz com Israel.

A Autoridade Palestina boicotou o governo Trump e rejeitou seus esforços de paz desde o reconhecimento do presidente dos EUA de Jerusalém como a capital de Israel em dezembro do ano passado. Os palestinos reivindicam Jerusalém Oriental – que Israel capturou da Jordânia na Guerra dos Seis Dias de 1967 e depois anexou – como a capital do seu futuro estado.

O embaixador dos EUA em Israel, David Friedman, à esquerda, e o conselheiro de segurança nacional dos EUA, John Bolton, visitam a embaixada dos EUA em Jerusalém, em 21 de agosto de 2018. (Matty Stern / Embaixada dos EUA em Jerusalém)

O conselheiro de segurança nacional de Trump, John Bolton, disse que a decisão do Departamento de Estado de  fechar  o escritório da Organização de Libertação da Palestina em Washington reflete a “preocupação do Congresso com as tentativas palestinas de levar a cabo uma investigação do TPI sobre Israel”.

Em maio, um porta-voz do Conselho de Segurança Nacional disse que a Casa Branca estava avaliando o fechamento da missão da OLP depois que o ministro das Relações Exteriores da Palestina submeteu uma “remessa” ao TPI pedindo uma investigação sobre as políticas israelenses na Cisjordânia e os confrontos violentos. a fronteira de Gaza.

Em meados de novembro, o Departamento de Estado dos EUA informou ao ministro das Relações Exteriores da Autoridade Palestina, Riyad al-Malki, que o escritório da OLP em Washington seria fechado porque os palestinos haviam violado o mandato do Congresso dos EUA em 2015.

Na época, um funcionário do Departamento de Estado dos EUA citou “certas declarações feitas por líderes palestinos” sobre o Tribunal Penal Internacional como uma violação.

Em um discurso de 2017 à Assembléia Geral das Nações Unidas, o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, violou a lei dos EUA, dizendo: “Nós também apelamos ao Tribunal Penal Internacional, como é nosso direito, para abrir uma investigação e processar funcionários israelenses”. Atividade de assentamento israelense, disse ele.

Jerusalém há muito argumenta que o TPI não tem jurisdição sobre assuntos relacionados ao conflito israelo-palestino, já que não tem jurisdição sobre Israel (que não é um estado membro) e porque a Palestina não é um estado e portanto não pode exercer jurisdição sobre o Ocidente Banco.realidade israelense

 

https://www.google.com.br/

www.impactodaprofecia.webnode.com.br