O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu enviou uma mensagem clara ao Irã hoje: "Quem quer que nos ameace destruir será colocado em perigo semelhante e, de qualquer forma, não atingirá seu objetivo". As palavras foram mencionadas em uma cerimônia em que o Centro de Pesquisa Nuclear de Dimona, foi nomeado após o Prêmio Nobel da Paz de Israel, Shimon Peres.
Em suas palavras, o primeiro-ministro israelense lembrou o ex-presidente israelense: "Shimon aspirava à paz, mas sabia que a verdadeira paz só pode ser alcançada se nossas mãos agarrarem os braços em defesa. No Oriente Médio, e em muitas partes do mundo, há uma verdade simples: não há lugar para os fracos ".
O primeiro-ministro Netanyahu falou sobre a tensão com o regime iraniano: "Estamos trabalhando para impedir que o Irã estabeleça sua presença militar na Síria". Não vamos ceder à busca desse objetivo, pois não cedemos ao cancelamento do mau acordo nuclear com o Irã ". Ele também se referiu aos relatórios do acordo de cooperação militar assinado entre o Irã e a Síria declarando que "nenhum acordo" conseguirá "dissuadir" Israel.
Netanyahu também estabeleceu uma posição muito clara sobre sua visão da realidade do Oriente Médio e o papel da força na região: "Os fortes são respeitados, as alianças são feitas com os fortes e a paz é finalmente feita com os fortes" .
Ele também se referiu ao processo de normalização com os países árabes: "Este processo, de normalização dos principais países do mundo árabe com o forte Estado de Israel, está acontecendo diante de nossos olhos numa escala que seria impossível imaginar alguns anos atrás. Este processo nos traz a esperança de que, no final, o ciclo da paz seja completado ".Auroraisrael