NETANYAHU VENCE AS ELEIÇÕES EM ISRAEL
A candidatura liderada pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu ganhou as eleições gerais em Israel, com 31 cadeiras, segundo as pesquisas difundidas no final das urnas.
O partido do ex-jornalista Yair Lapid é a grande surpresa da eleição para se tornar a segunda potência do Parlamento, com 18 a 19 assentos, de acordo com pesquisas de três canais de televisão do país.
De acordo com essas pesquisas, o bloco dos partidos de direita, nacionalistas e ultra-ortodoxos se reúne entre 61 e 64 assentos, enquanto as formações consistindo de centro e esquerda, além da minoria árabe, juntamente acumular entre 56 e 59 deputados.
Isso pode dificultar a formação de um governo aberto e até mesmo a possibilidade de um ligeiro que Netanyahu não pode formar um executivo e fazer os partidos de centro-esquerda do bloco de ultra
A tradição política afirma que o maior partido recebe a primeira solicitação do presidente do país de tentar formar um governo.
O Partido Trabalhista se tornaria a terceira força, com 17 assentos, de acordo com as sondagens de três televisores, enquanto Habait Hayehudi formação do esperado representam a grande surpresa desta eleição, obter apenas 12 cadeiras no Knesset novo.
Atrás, estaria o ultra-ortodoxo sefardita Shas, com 12 a 13 lugares, e quanto mais distante, a formação de nova criação Hatnúa, o ex-líder da oposição, Tzipi Livi, com sete deputados e pacifistas do partido Meretz de esquerda, com sete.
Todas as pesquisas fornecem seis deputados Ashkenazi ultra-ortodoxo Partido Unido da Torá do judaísmo, e entre oito e nove para o conjunto das três formações árabes. EFE