NOVA GRIPE AVIÁRIA É GRAVE PARA OS SERES HUMANOS
Nova gripe aviária é grave para os seres humanos
É mais perigoso porque as galinhas infectadas não apresentam sintomas
Pela Reuters
Paris - A Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) afirmou hoje que a cepa H7N9 gerado pela gripe aviária foi relatado na China, é grave para as pessoas, mas é "patogênico muito baixo" para galinhas.
Galinhas onde a gripe foi confirmada e suspeitava que pessoas infectadas "não mostram sinais visíveis da doença, o que torna muito difícil de detectar este vírus", disse a OIE em comunicado.
"Enfrentamos uma situação bastante singular, porque temos que lidar com um pouco patogênica do vírus da gripe dos frangos, mas pode causar doença grave quando infecta os seres humanos", disse o diretor-geral Bernard Vallat.
A organização, que tem um laboratório de referência para a gripe aviária na China (Harbin), disse que baseou as suas conclusões sobre os relatórios recebidos das autoridades veterinárias do país.
Ele disse que para eliminar o vírus em fazendas afetadas devem proceder ao abate de animais, mas que, eventualmente, uma das "opções fundamentais" para controlar e prevenir a propagação da região poderia ser a vacinação por um tempo limitado.
Vacinação-disse-pode proteger os animais que podem ser infectados, especialmente em áreas que já estão infectados ou risco apresentado e que é difícil de aplicar uma política de abate.
Em qualquer caso, a OIE alertou que pode levar algum tempo antes de descartar, em quantidades suficientes de vacinas que protegem contra H7N9 tensão.
Ele lembrou que durante a crise anterior vírus H5N1 foi responsável pela gestão dos bancos regionais de vacinas, uma experiência que ele agora quer beneficiar a comunidade global.