NOVAS NOTÍCIAS DO ORIENTE MÉDIO

12-09-2011 08:12

 

Israel perde amigos

Benjamin Netanyahu

Primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que o acordo ainda válido de paz com o Egito.

Após o ataque à embaixada israelense no Cairo e Turquia anunciou proteção para futuras remessas de ajuda para a Faixa de Gaza, Israel enfrenta a necessidade de equilibrar uma resposta adequada a estes dois aliados descontentes.

Primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, foi rápido em dizer que o tratado de paz com o Egito manteve sua validade: "Israel continuará a seguir o acordo de paz com o Egito", disse ele.

Na noite de sexta-feira, dezenas de manifestantes invadiram a embaixada de Israel após protesto em Tahrir Square, Cairo.

Três pessoas morreram em confrontos com forças de segurança.

Um total de 80 israelenses, incluindo o pessoal da embaixada, familiares e pessoal de segurança tiveram que deixar o Egito no primeiro vôo disponível.

O sentimento anti-Israel foi desencadeada depois de um incidente em que cinco policiais foram mortos por forças israelenses egípcios perseguiram militantes que mataram oito cidadãos de Israel.

Esta é a nova situação que Israel enfrenta o Egito, um dos dois países árabes que Israel mantém uma embaixada (o outro é a Jordânia), sob o regime do presidente Hosni Mubarak foi de três décadas que tais manifestações de violência contra Israel não seria tolerada, diz o correspondente da BBC no Cairo, Betahny Bell.

Protesto contra a embaixada israelense no Cairo

Depois de três décadas de governo de Mubarak, o sentimento anti-Israel tomaram as ruas do Cairo.

Tanto Israel quanto o governo militar do Egito concordou em ter diante de si uma tarefa semelhante ao trabalhar em conjunto para apoiar o acordo de paz.

Analistas dizem que Israel precisa responder com firmeza, mas não descarrilar os esforços de entendimento com os militares egípcios, enquanto o Egito tem que responder às demandas dos seus cidadãos com raiva ao mesmo tempo, salvaguardar os seus compromissos estratégicos.

O problema que enfrentam é o novo ator na equação das relações bilaterais: a expressão egípcia popular para as ruas.

Não surpreendentemente, o antigo embaixador de Israel no Cairo, Zvi Mazel, reconheceu que não há nenhuma pessoa no governo militar que tem uma ligação com esse movimento

"O governo militar interino é fraco e incapaz de estabelecer um diálogo com os egípcios."

Frota protegida

A crise da embaixada israelense no Cairo veio um dia após a intensificação do atrito diplomático entre Israel e um velho aliado: a Turquia.

Recep Tayyip Erdogan

Primeiro-ministro turco Recep Erdogan Tayiip, anunciou proteção armada futuros para embarques a ajuda da Turquia a Gaza.

Na quinta-feira, primeiro-ministro turco Recep Tayyip Erdogan ameaçou enviar navios de guerra para proteger navios turcos no futuro, tentar romper o bloqueio naval contra Israel mantém Faixa de Gaza.

Neste sentido, Israel disse que tinha considerado as várias opções possíveis contra emporer das relações diplomáticas, mas, por agora, não tomou medidas.

Israel e Turquia estão bloqueados em uma disputa amarga depois que, em maio do ano passado, Israel comandos navais embarcaram uma frota de seis navios que transportam ajuda para Gaza.

Na operação, matando nove cidadãos turcos.

Na semana passada viu a crise se aprofunda, quando a Turquia expulsou o embaixador israelense e cortou todos os laços e venda de armas militares.

Apelo por calma

Os Estados Unidos entrou na briga para ajudar seu aliado mais próximo, Israel, nesta situação.

Junto com a cooperar para evacuar o pessoal da embaixada israelense no Cairo, os Estados Unidos apelam ao Egipto para salvaguardar a segurança de todas as embaixadas estrangeiras em seu território e reafirmou que tanto Israel e Egito eram "aliados e parceiros-chave".

Para a Turquia, Washington tenta acalmar os ânimos e um porta-voz do Departamento de Estado disse que "estamos incitando cada lado que se abstenha de iniciativas que possam ser provocativo."

Assento palestino e da ONU

Os palestinos estão se preparando para instalar o seu assento na ONU no final de setembro.

No entanto, setembro é um mês não é agradável para as relações de Israel, desde o final deste mês, os palestinos tentam levar uma iniciativa das Nações Unidas para se juntar como um Estado membro da organização supranacional.

O que os palestinos ainda dar a conhecer é se aplicar ao Conselho de Segurança para conseguir a adesão total ou buscar o reconhecimento da Assembléia Geral como um Estado membro.

Israel se opõe às duas alternativas, mas a maioria provável apoio aos palestinos na Assembléia Geral poderia encontrar para Israel, então, com menos amigos.

https://www.google.com.br/

www.impactodaprofecia.webnode.com.br