O IRÃ ESTÁ TENTANDO FABRICAR BOMBA DE PLUTÔNIO
A República Islâmica do Irã pode começar a produzir plutônio de bombas atômicas no próximo verão (junho a agosto), de acordo com um relatório do The Wall Street Journal.
O relatório sublinha que a rota alternativa que poderia levar à produção de armas nucleares, o que o Irã já começou, poderia complicar o internacional se esforçar para negociar com o novo presidente, Hassan Rohani, que recentemente assumiu em Teerã. Ao mesmo tempo, aumenta a probabilidade de um ataque israelense, de acordo com as avaliações das autoridades norte-americanas e européias.
Depois de sua posse, o novo presidente iraniano pediu que o Ocidente retire as sanções, arruinando a economia persa.
"Se você quer uma resposta apropriada, o Irã deve falar na língua do respeito, e não através da linguagem das sanções", disse ele.
Em Washington, o porta-voz da Casa Branca Jay Carney disse que o Hasan Rohani inauguração representa uma "oportunidade" para que o Irã "agir rapidamente para resolver as profundas preocupações da comunidade internacional sobre seu programa nuclear."
"Se o novo governo escolhe para fazer cumprir as obrigações internacionais substantivas sério e encontrar uma solução pacífica para esta questão vai encontrar um parceiro nos Estados Unidos", disse Carney.
Até recentemente, a atenção da comunidade internacional se concentrou principalmente no extenso programa de enriquecimento de urânio do Irã, uma das maneiras de tornar o material físsil é necessário para criar uma bomba atômica. Ultimamente, o Ocidente começou a possibilidade cada vez mais preocupante que o Irã poderia usar para desenvolver um reator nuclear de água
Nos últimos meses, dos EUA e da Europa, o regime dos aiatolás tem feito progressos significativos na construção de um reator de água pesada em Arak City, no noroeste do Irã. Um reator como o que está sendo construído seria capaz de usar o urânio como combustível para produzir 40 megawatts de eletricidade. O gasto material que contém plutônio, que, como o urânio enriquecido, pode ser usado como matéria-prima para a produção de uma bomba atômica. Índia, Paquistão e Coréia do Norte ter fabricado bombas baseado em plutônio.
No entanto, o relatório sugere que um reator de água pesada é mais fácil de atacar porque as instalações nucleares iranianas de enriquecimento de urânio foram construídos em grandes profundidades subterrâneas.
Autoridades norte-americanas e da ONU disse ao The Wall Street Journal que, uma vez concluída, a instalação de Arak poderia produzir duas bombas nucleares de plutônio por ano.
Irã já notificou a AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), a agência carga nuclear de acompanhar o cumprimento do Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP), a sua intenção de que o reator de água pesada em Arak se tornar operacional no segundo semestre de 2014, e que o teste poderia começar mais tarde este ano.
A primeira Ministro Benjamin Netanyahu advertiu em julho, para o Irã para não avançar no projecto de água pesada de Arak.
"Eles estão procurando por uma rota alternativa ... plutônio para construir uma bomba", disse Netanyahu cadeia EUA notícias CBS. "Eu ainda não conseguiram, mas eles estão se aproximando. Eles devem ser parado."