O IRÃ JÁ TEM A BOMBA
Alguns analistas do governo acreditam que o Irã já tem pelo menos uma bomba nuclear, de acordo com um artigo do jornalista Shalom Yerushalmi no jornal Maariv.
Yerusalmi afirma que "fontes da defesa do governo que estão atualizados sobre os últimos desenvolvimentos no Irã", disse recentemente que o Irã cruzou a linha de não retorno, que tem sua primeira bomba atômica, e que pode ter mais de um.
Esta é a primeira vez que um funcionário do governo, mesmo anonimamente, é citado como tendo dito que o Irã já tem uma arma nuclear.
Se a informação fosse verdade, seria uma dramática mudança nas relações de poder internacionais e alterar o campo de jogo em termos de equilíbrio de poder na região.
"É tarde demais para Israel. Irã ultrapassou todos os limites e superar todos os obstáculos, e tem a sua primeira bomba, e talvez mais do que isso", disse Yerushalmi, com base em fontes anônimas avaliações de defesa.
Então Yerushalmi cita uma fonte em afirmar que é profundamente familiarizado com a guerra incessante contra os iranianos. "A questão não é mais impedir a bomba, mas impedir que ele seja lançado, eo que fazer se [é lançado] e determinar quando [é baleado]."
Com esses dados, Yerushalmi compara a atitude do líder supremo do Irã, Ali Khamenei, e seu novo presidente, Hassan Rohani, em relação ao Ocidente, com um jogo de futebol em que o treinador sabe que ele ganhou. Os líderes iranianos se comportar com um ar de "aqueles que já alcançaram o seu objectivo e, portanto, pode dar ao luxo de ser mais generoso e oferecer novas mensagens [em questão]." Os líderes iranianos podem dar ao luxo de ser amigável, Yerushalmi explica, "porque a vitória estava assegurada."
No entanto, o jornal Maariv acrescentou, então, que a maior parte do sistema de defesa ainda acredita que o "cenário de pesadelo não se materializou ainda."