OBAMA AO IRÃ: COM PALAVRAS NÃO É SUFICIÊNTE

24-09-2013 17:23
Obama ao Irã: Com as palavras não é suficiente 
 

 

Obama ao Irã: Com as palavras não é suficienteO presidente dos EUA, Barack Obama, optou pela diplomacia para chegar a um acordo sobre o programa nuclear do Irã, mas pediu que o país tomar medidas "transparente e verificável".Obama, em seu discurso na Assembleia Geral da ONU, disse que as declarações positivas emitidas pelo Irã na semana passada por não construir armas nucleares "deve servir de base para um acordo significativo."

Especificamente lembrou uma recente fatwa (decreto religioso islâmico) iraniano líder espiritual e uma declaração do presidente, Hassan Rohani, em que ambos se manifestaram contra o Irã adquira armas nucleares.

"Estas declarações devem fornecer a base para um acordo significativo" com uma resolução que estabelece o direito do Irã à energia nuclear para fins pacíficos, sem a obtenção de armas nucleares, o presidente dos EUA disse.

Para este fim, o Irã aderente pediu ao Tratado de Não Proliferação Nuclear e que "a acção take transparente e verificável."

Neste sentido, Obama disse que os Estados Unidos não busca uma mudança de regime no Irã e respeita "direito do povo iraniano de acesso à energia nuclear pacífica", mas apelou ao Governo de

 
"ações transparentes e verificáveis" país sobre seu programa atômico.

 

Portanto, Obama disse que pediu ao secretário de Estado dos EUA, John Kerry, a continuar este caminho, em cooperação com a União Europeia, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha (P5 +1).

"Eu acredito firmemente que você precisa experimentar a via diplomática", disse o presidente dos EUA

O grupo realizou uma reunião com o ministro das Relações Exteriores iraniano nesta quinta-feira na ONU, no que será o encontro de mais alto nível entre autoridades dos EUAeo Irã desde 1979.

O Presidente mencionou que data, lembrando que seu país Irã e viveram isolados uns dos outros desde a revolução islâmica de 1979 e sofrimento "desconfiança mútua que tem raízes profundas".

No entanto, Obama reconheceu que ele acreditava que essas diferenças "podem ser resolvidos a partir da noite para o dia", mas mudou-se de que "se podemos resolver o programa nuclear iraniano pode ser usado para melhorar o nosso relacionamento" e colocá-lo em um nível de " interesse e respeito mútuo. "

Durante a última semana, tem havido especulação de uma possível reunião com Obama Rohani, que tem um significado histórico, e que a Casa Branca só disse que não está programado, mas não descarte tão acentuada.

Rohani se entrevista terça-feira com o presidente francês, François Hollande. EFE

 

 

https://www.google.com.br/

www.impactodaprofecia.webnode.com.br