OS PODERES DAS NAÇÕES E OS INSTRUMENTOS DE DEUS
OS PODERES DAS NAÇÕES
E OS
INTRUMENTOS DE DEUS
(Zacarias 1.18-20).
O capítulo 1 do livro do profeta Zacarias nos fornece uma clara visão dos eventos finais concernentes a Israel nos últimos dias. A pós receber a revelação das promessas de Deus para Israel, mais duas visões veio ao profeta, conforme nos mostram os versos seguintes:
E levantei os meus olhos, e vi, e eis quatro chifres. | |
E eu disse ao anjo que falava comigo: Que são estes? E ele me disse: Estes são os chifres que dispersaram a Judá, a Israel e a Jerusalém. | |
E o Senhor me mostrou quatro carpinteiros. | |
Então eu disse: Que vêm estes fazer? E ele falou, dizendo: Estes são os chifres que dispersaram a Judá, de maneira que ninguém pôde levantar a sua cabeça; estes, pois, vieram para os amedrontarem, para derrubarem os chifres dos gentios que levantaram o seu poder contra a terra de Judá, para a espalharem. |
O que representa os chifres? São os poderes mundiais que dispersaram Judá.
Os ferreiros são instrumentos que Deus usa para amedrontar, e quebrar os poderes das Nações.
Em toda historia Deus levantou reinos subsequentes, para subjulgar os anteriores.
Tanto o profeta Daniel, como Zacarias, viram apenas quatro impérios mundiais. Babilônia, Pérsia, Grécia, e Roma. Entretanto, não foram apenas estes reinos que se levantaram contra Israel, mais em toda história, surgiram reinos e ditadores, que tentou exterminar o povo judeu. Começaremos com o primeiro chifre, o reino Babilônico. A Babilônia foi governada pelo rei Nabucodonosor, que por volta do ano 587, A.C; invadiu Jerusalém, e levaram cativos todos os judeus que residiam em Judá. Passados 70 anos, conforme profetizado pelo profeta Jeremias, Deus então deu fim ao reino da Babilônia. Ele levantou o primeiro ferreiro, a Pérsia, através do rei Ciro. Daniel revela que numa só noite, todo reino babilônico foi destruído ( Dn 5.24-31). Com isso, Deus levantou o primeiro ferreiro como julgamento contra o primeiro chifre.
Mais tarde, a Pérsia também se levanta contra o povo judeu. Não devemos nos esquecer do perverso Hamã, que tinha como propósito destruir os hebreus (Et 3.3-6). Deus então levanta o segundo ferreiro, a Grécia. A Grécia também foi um instrumento de Deus para abater o chifre, neste caso a Pérsia. Mais tarde, após a morte de Alexandre, o povo judeu foi altamente perseguido pelos seus generais, principalmente pelo Antioco Epifanio. Então; Deus levanta o terceiro ferreiro, a fim de quebrar este reino opressor. Mais quem é o terceiro ferreiro? O império Romano. Roma dominou por volta do ano 135 a.C. Quando Jesus veio ao mundo, era o império romano que dominava a terra de Israel. Mais tarde, sabemos que este império também sucumbiu, mais não através de um ferreiro. Porque Roma não foi derrubada como os reinos anteriores? Porque este império é o único que terá uma segunda fase.
Antes então de prosseguirmos com este estudo sobre Roma, quero enfatizar, que mesmo que neste texto de Zacarias contenha somente quatro chifres e ferreiros, não foram somente estes que existiram. Isto é provado em toda história do povo judeu. Lembremos-nos de Adolf Hitler, que matou 6 milhões de judeus, e Deus levantou os Estados Unidos e a Rússia para derruba-lo, quebrando seu poder. Que tal o atual Iraque, que em 1991, seu então presidente Saddan Hussem, havia prometido que iria triunfar em Jerusalém depois que acabace com todos os judeus. Ele também havia lançado 40 mísseis contra o estado de Israel, e em 2003, Deus levantou o ex- presidente Norte Americano George. W Bush, como um instrumento para destruir seu império do mal. O Iraque também recebeu uma chuva de mísseis, e mais tarde, todo país foi conquistado. Mais voltando ao assunto do quarto chifre, ou seja, império mundial, Roma. O profeta Daniel deixou bastante claro que Roma ressurgiria como uma grande potência nos últimos dias. Em 1957; através dos tratados de Roma, surgi o mercado comum europeu, que mais tarde haveria de se torna a União Europeia.
A União Europeia esta sendo preparada para assumir a liderança mundial. Dela virá o anticristo, que governará o mundo inteiro. Mais quem é o quarto ferreiro de Zacarias 2.20?
Jesus o Rei dos reis, e Senhor dos senhores. Ele é o quarto ferreiro que virá para esmagar e destruir os reinos corruptos deste mundo. Nabucodonosor o viu como uma pedra que foi jogada do céu sem auxilio de mãos destruindo os reinos do homem, e implantado um reino que jamais passará (Dn 2.40-45;7.27).