Presidente de Israel pede ao Parlamento que forme um governo

16-04-2020 16:21

Presidente de Israel pede ao Parlamento que forme um governo

O presidente de Israel, Reuven Rivlin, solicitou nesta quinta-feira (16) ao Parlamento que encontre um candidato para formar o novo governo, após o fracasso das negociações entre o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e seu ex-rival Benny Gantz.

 

Os dois líderes políticos não conseguiram chegar a um acordo para formar um governo de união antes do fim do prazo estabelecido por Rivlin, na quarta-feira à noite.

Como determina a lei de Israel, a tarefa cabe agora a Kneset, o Parlamento, que tem três semanas para recomendar a Rivlin um deputado que enfrentará o desafio de formar o governo.

Negociação com prazo expirado

Os negociadores do Likud, partido de direita liderado por Netanyahu, e do Azul-Branco, a coalizão de centro-direita liderada por Gantz, anunciaram que, apesar do prazo legal ter expirado, devem continuar negociando.

Vários analistas políticos, no entanto, questionam se Netanyahu, que seria julgado por corrupção em março e viu o processo adiado em consequência da pandemia do novo coronavírus, está realmente disposto a compartilhar o poder com Gantz.

O chefe de Governo poderia optar por prolongar o bloqueio e provocar a convocação de novas eleições legislativas, que seriam as quartas no país sem a formação de um governo. Enquanto isso, Netanyahu, 70 anos, permaneceria no poder à espera de uma definição sobre seu futuro político.

O primeiro-ministro israelense, o político que permaneceu mais tempo no cargo desde a criação do Estado hebreu, está fortalecido no momento por pesquisas que mostram sua liderança, em particular graças a sua gestão da crise da Covid-19, que registra mais de 12 mil casos e 130 mortos em Israel.

Fonte: AFP.

 

https://www.google.com.br/

www.impactodaprofecia.webnode.com.br