REUNIÃO DE KENRRY - ABBAS TERMINA SEM PROGRESSO
Se há algo que você concorda com os diplomatas israelenses e palestinos é que a diferença entre os dois lados é muito grande.
A secretária de Estado dos EUA, John Kerry, reuniu-se em Amã duas vezes com o presidente da Autoridade Palestina (AP), Mahmoud Abbas sem progressos alcançados, disseram autoridades palestinas.
O presidente palestino pede para você sentar e negociar não apenas que Israel parar a construção de assentamentos israelenses na Judéia e Samaria (Cisjordânia) - algo que o governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, está servindo em silêncio -, mas agora também aceitam um Estado palestino nas linhas de armistício 1967 (a "Linha Verde"), como fronteiras.
Autoridades israelenses rejeitam categoricamente este último condicionado, porque eles entendem o que significa tentar impor um determinado resultado
Fontes do governo disseram que Abbas Jerusalém e seus arredores não for realmente sério sobre a continuação do processo de paz, mas preferem ir unilateralmente à Assembléia Geral das Nações Unidas, em setembro, quando se reunirem os vinte anos dos acordos Oslo, para renovar a ofensiva diplomática contra Israel.
Fontes palestinas descartou a possibilidade de realização de uma reunião de cúpula de quatro bandas envolvem Abbas, Netanyahu e autoridades dos EUA e da Jordânia, como alguns jornais tinham publicado e jordaniano nacional.
Após a reunião, Abbas deixou Amã para ir a Ramallah, enquanto Kerry viajou para Israel para reunir-se pela terceira vez nas últimas horas com Netanyahu.
A chefe da diplomacia dos EUA havia planejado para oferecer uma conferência de imprensa na Jordânia e Emirados Árabes Unidos viagem, que, fontes oficiais disseram jordaniano, foi suspenso pela falta de progresso. Aurora e EFE