TURQUIA E ISRAEL: OUTRO PROBLEMA NO ORIENTE MÉDIO

23-10-2012 21:59


Turquia e Israel: Outro problema no Oriente Médio

Enquanto ainda está caindo acidentalmente aeronaves Síria em território turco e as coisas ficam progressivamente mais quente no Oriente Médio, a relação entre Israel e Turquia não melhorou desde que o governo sionista em 2010 atacou uma flotilha turca que levava ajuda humanitária à Faixa de Gaza.

Comentário (1)

imprimire-mailA +A-

 

BUEBNOS Aires ( Urgente24 ) - Um escudo anti-aeronaves demitido da Síria na terça-feira atingiu um centro de saúde da Turquia, mas não houve relatos imediatos de feridos, anunciou a CNN Turquia.
 
Turquia tem aumentado a sua presença ao longo da fronteira de 900 quilômetros com a Síria e foi respondendo a morteiros e granadas dos combates entre os rebeldes e as forças sírias, à Reuters.
 
O diário turco Milliyet disse no sábado que o exército turco disparou 87 vezes contra a Síria, em ataques que mataram 12 soldados sírios e destruíram vários tanques, em resposta ao disparo de foguetes e morteiros caíram território turco sírio.
 
A situação está a piorar de dia para dia e as más relações entre Israel e Turquia não melhora as coisas.
 
"Não há nenhuma mudança na posição da Turquia em relação a Israel. Autoridades israelenses têm que tomar as medidas para normalizar as relações em vez de dar mensagens através da imprensa ", disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros turco Selçuk Ünal .
 
Sugeriu que Israel está disposto a negociar sobre o ataque israelense à flotilha turca que tentou romper o bloqueio judeu para chegar a Gaza, que matou oito turcos e um cidadão norte-americano em 2010, e colocou os dois países.
 
Turquia exige que Israel questão um pedido de desculpas à frente das negociações destinadas a restabelecer laços.
 
Israel até agora recusou-se a fazer, dizendo que o ataque foi um ato de auto-defesa.
 
Segundo relatos turcos, Avivi disse que o Estado judeu concordou com a condição definida pela Turquia de manter a ligação com a Faixa de Gaza, separada das relações entre os dois países.
 
O Ministério das Relações Exteriores confirmou que Israel está interessado em reparar laços com a Turquia e iniciar um diálogo sobre a situação na região, incluindo a guerra civil na Síria.
 
No entanto, os funcionários do Ministério das Relações Exteriores esclareceu que a declaração não era um convite oficial.
 
Jail jornalistas Turco
 
De acordo com um relatório do Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ, por sua sigla em Inglês) foi identificado em 1 de agosto a 76 jornalistas presos na Turquia. A maioria deles não ter sido condenado por qualquer crime, mas permanecem na prisão até que uma resolução de seus casos  
 
O CPJ diz que "de acordo com a teoria do governo [turca], os jornalistas estavam usando a cobertura de notícias para criar o tipo de caos social típico de um golpe de Estado." Entretanto, a maioria, ele aponta, foram acusados ​​de terrorismo e de supostas ligações com rebeldes curdos do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK). 
 
A organização, com sede em Nova York e promove a liberdade de imprensa, acredita que "o governo turco está envolvido em uma operação de varredura para silenciar jornalistas críticos através da perseguição, prisão e intimidação".  
 
O CPJ diz Ancara relação com Washington é que a Turquia "é promovido como um líder regional, baseada na liberdade, mas tais declarações contradizem a perseguição de jornalistas." 
 
A associação lamenta ainda que o número de detenções de jornalistas na Turquia que não os países mais repressivos, como o Irã, Eritréia e China. A organização apela ao primeiro-ministro turco Recep Tayyip Erdogan e seu governo de "abandonar a supressão sistemática de pontos de vista críticos e desmantelar o vasto sistema de repressão da mídia".

 

https://www.google.com.br/

www.impactodaprofecia.webnode.com.br