UM ASTEROIDE PODERÁ AFETAR
15-01-2013 10:17
2013-01-14 09:16:08
Cientistas de Propulsão a Jato da Nasa Laboratory, em Pasadena, Califórnia, efetivamente descartou qualquer possibilidade de que o impacto do asteróide Apophis com a Terra durante um voo rasante em 2036. Sem emabrago todos os olhos estão agora sobre o asteróide "2012 DA14", que foi descoberto em 23 de fevereiro de 2012 por astrônomos do Observatório Espanhol de La Sagra, que previu que em 15 de fevereiro deste ano poderia passar muito perto do Terra e até mesmo bater nela.
Os cientistas descartarem os riscos de Apophis, usado informações atualizadas obtidas por telescópios da NASA em 2011 e 2012, bem como os novos dados obtidos com a abordagem do asteróide 15000 mil milhas registrados na quarta-feira 9 de janeiro.
Descoberto em 2004, o asteróide, que é do tamanho de três campos de futebol e um meia, logo atraiu a atenção de cientistas espaciais e da mídia quando os cálculos iniciais de sua órbita indicada uma chance de 2,7% de um impacto com a Terra durante o seu voo em 2029.
Nenhum nome de vãs especulações sobre ele gera. Apophis, tal era o símbolo do mal e as forças das trevas na mitologia egípcia, em forma de cobra gigante. Além disso, o nome foi também trouxe dois faraós egípcios dos disnastías quinta e sexta, além da forma que eles identificam uma cratera de impacto em Ganimedes e até mesmo um personagem da série de televisão Stargate SG-1.
Mas junto com o asteróide, os dados descobertos durante a busca de antigas imagens astronômicas desde informações adicionais necessárias para descartar a hipótese de impacto em 2029, mas continuou a ser uma possibilidade remota de que impactase em 2036.
"Com os novos dados fornecidos por observatórios ópticos Magdalena Ridge (Novo México) e Pan-STARRS (Hawaii), juntamente com dados muito recentes fornecidos pelo Sistema Radar Goldstone Solar, temos efetivamente dada a possibilidade real de um impacto com a Terra do Apophis em 2036 ", disse Don Yeomans, diretor do programa de objetos próximos da Terra da Nasa.
"As chances de impacto como são agora menos de um em um milhão, tornando-se sentir confortável ditado que podem efetivamente descartou um impacto com a Terra em 2036. Nosso interesse em asteróide Apophis irá essencialmente científica."
Em 13 de abril de 2029, o asteróide Apophis irá sobrevoar o livro dos recordes. Nessa data, o mais próximo do local sobrevôo de um asteróide Apophis de seu tamanho, como nós cruzamos apenas 31,300 km acima da superfície da Terra.
"Mas muito antes, mais perto de um asteróide menos conhecido que vai acontecer no meio do próximo mês, quando um tamanho de asteróide de 40 metros, 2012 DA14, voa sobre a superfície da Terra em cerca de 25 mil milhas", disse Yeomans
Asteróide 2012 DA14 foi encontrado em 23 de fevereiro de 2012 por astrônomos do Observatório Espanhol de La Sagra. Em seguida, os dados foram confirmados por cientistas franceses, italianos e norte-americanos, que também calcularam que 15 de fevereiro de 2013, passará a apenas 26.900 km do nosso planeta, que é menor do que as órbitas dos satélites geoestacionários (cerca de de 35.000 km). Pulkovo Victor Lvov, kvazisputnikam oficial Observatório na Rússia, disse que 2012 DA14 "pertence" aos asteróides tipo regular que se aproximam da Terra a partir de trás, então ou mais tarde, na frente dele.
"São objetos se movendo perto da Terra, ocasionalmente, na verdade, eles não vão ao redor da Terra, mas em um sistema de coordenadas com dois centros (com o Sol ea Terra) vai gostar de virar terra ", citou. Agora, é impossível prever o que vai acontecer no encontro com a Terra em 2012 DA14. "Temos que ver isso, pode estar mais longe da Terra, e em seguida, mais perto, até mesmo o suficiente para cair no chão, com alguma chance de impactar a Terra.
Outras observações nos permitirá refinar os dados orbitais e saber exatamente o destino deste objeto, disse o cientista. Embora o asteroide 2012 DA14, não deve afetar a terra vai levar à morte de todos os seres vivos, a escala pode ser comparável à catástrofe Tunguska em 1908, acrescentou. Questão de acreditar ou Revetar!
Fontes: Mundo - Quantum
https://www.google.com.br/